Guilherme Rares

Monday, October 30, 2006

Gerenciamento de Projetos

Conjunto fundamental de melhores práticas

Se WebApps de qualidade industrial serão construídas, um conjunto fundamental de melhores práticas deveria ser adotado.
Os objetivos do produto, as necessidades do negócio e os requisitos vagos deverão ser entendidos;
A interatividade do usuário com a WebApp deverá ser baseada em cenário;
Um plano de projeto deverá ser desenvolvido, assim o projeto poderá ser cronogramado e acompanhado diariamente;
Modele o que você está querendo construir;
Revise os modelos quanto à consistência e a qualidade;
Construa o sistema com componentes reusáveis, assim quando possível;
Teste e execute o sistema antes de entregá-los.

Ciclo de Vida do Projeto

O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu final.As revisões de final de fase também são chamadas de saídas de fase, passagens de fase ou pontos de término.Fases do ciclo de vida de um projeto:
Inicial:
* Entradas: idéia , equipe de gerenciamento de projetos;
* Saídas: termo de abertura, declaração do escopo.
Intermediária:
* Saídas: plano, linha base, progresso, aceitação.
Final:
* Saídas: aprovação, entrega.
O ciclo de vida do projeto passa por uma série de fases até criar o produto. Projetos adicionais podem incluir uma atualização de desempenho do produto.Em algumas áreas de aplicação, como desenvolvimento de novos produtos ou de softwares, as organizações consideram o ciclo de vida do projeto parte do ciclo de vida do produto.Em uma organização por projeto, os membros da equipe geralmente são colocados juntos.

PMBOK - Fases de um Projeto

As fases de um projeto são:
Fase de Iniciação (Definição): é a fase inicial do projeto, quando uma determinada necessidade é identificada e transformada em um problema estruturado a ser resolvido por ele. Nessa fase a missão e o objetivo do projeto são definidos;
Fase de Planejamento: é a fase responsável por identificar e selecionar as melhores estratégias do projeto detalhando tudo aquilo que será realizado, incluindo cronogramas, alocação de recursos envolvidos, custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado. Nessa fase os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos;
Fase de Execução: é a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante essa fase. Grande parte do orçamento e do esforço é consumida nessa fase;
Fase de Monitoramento e Controle: ocorre paralelamente ao planejamento e à execução do projeto. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas no menor espaço de tempo possível após a detecção da anomalia;
Fase de Finalização (Encerramento): é a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos (aprendizados).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home